Existem cuidados com idosos acamados importantes para manter a qualidade de vida e/ou para ajudar na recuperação. Saber o que fazer é primordial para o bem-estar da terceira e quarta idade que se encontra acamada.

Caso você encontre-se nessa situação, apresentamos os 5 cuidados principais para ajudar idosos acamados a terem uma vida satisfatória.

 

5 cuidados com idosos acamados

1) Higiene pessoal

Uma das principais preocupações com o idoso acamado é a higiene pessoal. Na condição de acamado, o idoso precisa de auxílio para o banho no chuveiro como no banho de leito, situação muito comum de ocorrer. A ajuda pode vir de um familiar ou de um cuidador de idosos treinado.

 

Os principais cuidados com idosos acamados em relação à higiene pessoal são:

  • Dar banho diariamente. Atenção para não ter corrente de ar no momento do banho;
  • Lavar a cabeça observando se há lesões;
  • Secar bem todo o corpo após o banho, para evitar micoses e fungos;
  • Lavar as partes íntimas imediatamente após o idoso urinar e defecar;
  • Cortar as unhas dos pés e das mãos 1x por semana;
  • Higienizar a boca ao acordar, após as refeições e antes de dormir;
  • Massagear as costas com óleo ou creme para ativar a circulação sanguínea;
  • Usar um forro plástico na cama, durante o banho, para evitar molhar a cama.

Urina e fezes

No caso de idosos acamados que ainda conseguem andar com auxílio, recomenda-se lavá-los até o banheiro para urinar e evacuar. Caso o idoso não possa se movimentar, será necessário o uso de fraldas, que devem ser trocadas sempre que estiverem sujas ou molhadas. A permanência da fralda suja ou molhada em contato com a pele pode causar assaduras e ferimentos.

 

Caso o idoso tenha incontinência urinária, busque produtos específicos que impedem o vazamento e neutralizam o odor de urina. Converse com o seu médico para mais detalhes.

2) Lesões por pressão

Um dos cuidados com idosos acamados é prestar atenção à formação de escaras: lesões causadas pela pressão de uma parte do corpo contra a superfície do leito. Podem surgir na cabeça, orelhas, costas (principalmente na região sacra), quadril, cotovelos, calcanhares, que causam incômodos e dores.

 

Para evitar as lesões por pressão deve-se mudar a posição do idoso a cada três horas, em média. Faça em sentido horário, por exemplo, e tenha cuidado para que a roupa do idoso e a roupa de cama não enruguem e causem ainda mais pressão. Caso tenha dúvidas sobre as posições ideais, converse com o médico. Contratar um cuidador de idosos também é uma opção.

 

Passar o hidratante no corpo do idoso duas vezes ao dia também pode evitar os machucados. 

Caso surjam escaras, cuide com muita atenção para não piorar. Recomenda-se que a higienização seja feita delicadamente, utilizando lenço umedecido em soro fisiológico e outros produtos indicados pelo médico.

 

3) Alimentação

Entre os cuidados com idosos acamados está a alimentação.

Recomenda-se que a refeição seja realizada com o idoso sentado. O ideal é deitar apenas 40 min após o término da refeição, evitando refluxo e broncoaspiração.

 

O idoso acamado, que não se alimenta por sonda, deve comer devagar e em local tranquilo. O ideal para qualquer idade são de cinco a seis refeições por dia, com intervalo de 3h. A ingestão de líquidos deve ser feita, pelo menos, uma hora antes ou após as refeições. Como idosos acamados podem ter dificuldade com a alimentação, vale confirmar com o médico a rotina ideal para o bem-estar de quem você está cuidando.

 

Garanta a hidratação do idoso e o consumo dos principais grupos alimentares (vitaminas e minerais, proteínas, carboidratos e gorduras boas). Para deixar o idoso acamado mais receptivo à comida, tente variar as refeições ao longo dos dias.

 

Caso o idoso acamado também tenha dificuldade para mastigar, engolir ou digerir alimentos sólidos, será necessário processar as refeições para que fiquem pastosas. Em alguns casos, pode ser recomendado o uso de sondas para melhor alimentação. 

Para garantir uma alimentação saudável e equilibrada para estes idosos, sugere-se a consulta com um nutricionista!

 

4) Medicação

Manter os remédios em dia deve ser um dos cuidados com idosos acamados. Monte uma planilha e organize os remédios e horários que devem ser tomados. Se necessário, coloque um alarme no aparelho celular.

Deixe a planilha em local de fácil acesso e visível. Se possível, mantenha os remédios separados para facilitar. Existem caixas de medicamentos disponíveis no mercado para ajudar no controle e organização.

 

5) Exercícios físicos

Os exercícios reduzem os riscos de atrofias, articulações endurecidas e

encurtamentos musculares. Também melhoram a circulação, ajudam na respiração e facilitam o manuseio do idoso acamado.

 

Sugere-se que as atividades físicas sejam feitas preferencialmente pela manhã ou tarde, evitando que atrapalhe a hora do sono.

 

Cuidar de um idoso acamado pode ser muito desgastante para o familiar. Se precisar de ajuda com o seu ente querido, entre em contato com a Rosinhas Cuidadores. Temos o profissional ideal para ajudar.