Sabia que a alimentação do idoso pode influenciar na qualidade de vida do seu familiar? É preciso atenção quanto ao que ele ingere e se está consumindo todos os nutrientes necessários, por exemplo.

Neste artigo, a Rosinhas Cuidadores dá dicas para você auxiliar seus amores a manter uma boa alimentação. Quer saber quais são e ajudá-los a ter uma maior qualidade de vida? Siga conosco!

Como a alimentação do idoso influencia na saúde?

De acordo com o Ministério da Saúde, os idosos sofrem diversas influências da nutrição, necessitando de atenção dos familiares, cuidadores e, se necessário, acompanhamento com nutricionista. Algumas influências são:

  • Alterações fisiológicas, sociais e psicológicas;
  • Doenças crônicas;
  • Medicações;
  • Alterações na mobilidade.

Quando a alimentação do idoso não é adequada, pode haver desnutrição. O grande perigo é que os sintomas costumam ser confundidos com sinais da idade, atrapalhando o reconhecimento precoce. Confira nossas dicas para manter uma alimentação saudável!

Recomendações para manter a boa alimentação do idoso

1- Incentive o consumo diário do feijão

Nossa primeira recomendação vai ser em relação ao consumo de feijão. Recomenda-se a ingestão do feijão diariamente, isso porque ele é completo e oferece nutrientes essenciais para o corpo, como fibras, proteínas e diversas vitaminas e minerais. Assim, auxilia na regulação do sistema gastrointestinal e manutenção da massa magra, cuja perda é comum na terceira e quarta idade.

Indicamos que o feijão seja consumido preferencialmente em conjunto com o arroz. O feijão oferece alguns tipos de aminoácidos, como lisina, o arroz fornece outros tipos, como o aminoácido cisteína. Essa combinação forma uma proteína de alta qualidade. Sua ingestão na mesma refeição garante que mais nutrientes sejam absorvidos do que quando consumidos sozinhos.

2- Legumes e verduras devem estar no prato todos os dias

Assim como acontece com o feijão, legumes e verduras devem ser consumidos diariamente pelos idosos. Isso porque oferecem vitaminas, minerais e fibras, o que contribui para evitar a obesidade e outras doenças crônicas. Também ajudam a garantir o bom funcionamento do intestino. Entre os legumes e verduras mais importantes e nutritivos, podemos citar:

  • Couve;
  • Brócolis;
  • Escarola;
  • Espinafre.

3- Ajude-o a evitar ultraprocessados

Um dos grandes vilões da alimentação são os ultraprocessados. Comidas como hambúrguer, embutidos, macarrão instantâneo e outros alimentos oferecem uma abundância de gordura, açúcar e sódio.

Seu consumo pode agravar ou gerar doenças comuns aos idosos, como diabetes, hipertensão e obesidade.

4- Inclua fontes de Ômega 3 no cardápio

Outra recomendação importante para a boa alimentação do idoso é incluir o ômega 3 no cardápio. Alimentos como peixes, sementes, leguminosas, oleaginosas e folhas verde-escuras são exemplos de fontes desse nutriente. O ômega 3 oferece diversos benefícios à terceira e quarta idade, tais como:

  • Ação anti-inflamatória;
  • Aumento da absorção de cálcio;
  • Prevenção de doenças, como diabetes, artrites, entre outros.

Um cuidador de idosos poderia me ajudar?

Se você quer ter certeza de que seu familiar de idade avançada faça a ingestão de nutrientes necessários, conte com o cuidador de idosos! Uma das principais atribuições desse profissional é justamente supervisionar e auxiliar na alimentação do idoso.
Ele vai seguir a orientação do nutricionista sobre o que o indivíduo da terceira ou quarta idade deve comer e ajudá-lo na hora da refeição, se necessário.

Conheça a Rosinhas, sua agência de cuidadores de idosos!

Precisa de um cuidador para assistir seu familiar? A Rosinhas Cuidadores pode te ajudar! Somos uma agência de cuidadores de idosos no RS.
Nossa equipe é formada por profissionais habilitados para oferecer atenção especial à terceira e quarta idade. O nosso objetivo é garantir o bem-estar do idoso e uma qualidade de envelhecimento, proporcionando tranquilidade e respeito.

Se você busca por uma empresa de cuidador de idosos em Porto Alegre, fale conosco! Se preferir, entre em contato por meio do WhatsApp (51) 99985-9009.