Em matéria divulgada pelo Governo do RS no dia 12/11/2021, foi apresentado que 99% das mortes de idosos por Covid-19 no estado foram entre pessoas sem a dose de reforço da vacina. Apesar do número de casos vir diminuindo gradualmente no país, segundo o Ministério da Saúde, estes dados servem como alerta de que a pandemia não acabou. Ou seja, as precauções precisam continuar sendo seguidas. Independentemente do esquema vacinal completo, é possível contrair o vírus. Por isso, um idoso com coronavírus requer atenção especial. Nós, da Rosinhas Cuidadores, viemos te ajudar com uma lista de cuidados para pessoas na 3ª e 4ª idade com Covid-19. Veja!

Orientações gerais para saúde do idoso com coronavírus

Qual motivo da preocupação?

Apesar de terem sido grupo prioritário no esquema vacinal de todo país, os idosos e pessoas com quadros crônicos de saúde seguem apresentando maior risco de sofrer com a forma grave da Covid-19. Quanto mais avançada a idade do idoso com coronavírus, mais preocupante é o quadro. Pessoas com mais de 80 anos tendem a uma disfunção no sistema imunológico maior que as de 60.

Além disso, o quadro de um idoso com coronavírus é preocupante por conta da relação entre as comorbidades e a Covid-19. Doenças como diabetes, pressão alta e obesidade fazem com que o paciente se mantenha em um estado inflamatório crônico, tornando-o passível de outros quadros inflamatórios ou infecciosos.

Quais cuidados devem ser adotados?

Após confirmação do diagnóstico do idoso com coronavírus, é necessário orientação médica imediata. Se o caso for leve e apto ao tratamento residencial, os cuidados que devem ser adotados são:

  1. Objetos de uso pessoal não podem ser compartilhados, isso inclui copos, talheres, pratos e roupas de cama, por exemplo. Ademais, todos devem ser lavados separadamente e com buchas individuais;
  2. O ideal é manter o idoso em um cômodo separado dos demais moradores, se for possível;
  3. O idoso deve usar máscara sempre que estiver em companhia de outra pessoa;
  4. O banheiro deve ser higienizado com produtos desinfectantes sempre que o idoso com coronavírus utilizá-lo;
  5. É necessário implementar o distanciamento de 2 metros.

Alimentação!

O sistema imunológico de pessoas na 3ª e 4ª idade é um motivo de preocupação em tempos de pandemia. Por isso, para uma recuperação rápida e completa do idoso com coronavírus, é necessário investir em alimentos que aumentem a imunidade.

Nutricionistas, nutrólogos ou endocrinologistas podem auxiliar recomendando uma alimentação mais adequada, suprida dos seguintes elementos:

  • Alimentos ricos em zinco;
  • Alimentos ricos em Vitamina C;
  • Alimentos ricos em Ômega-3;
  • Oleaginosas;
  • Óleo de coco;
  • Vegetal verde-escuro.

Relembrando algumas medidas essenciais de prevenção

  • Higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool 70%;
  • Evitar aglomerações;
  • Manter os ambientes ventilados;
  • Evitar contato com pessoas que apresentem qualquer sintoma da doença;
  • Evitar tocar os olhos, nariz e boca sem higienizar as mãos;
  • Evitar cumprimentos com beijos;
  • Cobrir a boca ao espirrar ou tossir;
  • Completar o esquema de vacinação.

Conte com a Rosinhas Cuidadores!

Seu familiar testou positivo para a COVID-19? Você não precisa cuidar de tudo sozinho! A Rosinhas Cuidadores pode tomar conta do seu ente querido e ajudar na sua plena recuperação. Nossa equipe é formada por cuidadores de idosos qualificados e dedicados em facilitar a rotina de indivíduos da terceira e quarta idade. Todos os nossos colaboradores são treinados e supervisionados por psicóloga gerontóloga.

Se você busca por uma agência de cuidador de idosos em Porto Alegre, preencha o formulário em nosso site. Se preferir, fale conosco através do WhatsApp (51) 99985-9009.