Sabia que no Brasil há um aumento da população idosa? Segundo dados divulgados pelo Ministério da Cidadania, de 2010 para 2017 houve uma evolução significativa desse crescimento. A quantidade de pessoas com 60 anos ou mais de idade no país passou de 10,8% para 14,6%. Entre outros fatores, isso se deve à adoção de hábitos saudáveis pelas famílias. Está em busca de garantir um envelhecimento saudável ao seu parente? Abaixo, demos algumas dicas. Continue lendo!

Anote 6 hábitos para um envelhecimento saudável!

1- Ter uma alimentação saudável e equilibrada

Um dos principais hábitos que ajudam a garantir um envelhecimento saudável ao idoso é ter uma boa alimentação. Isto é, comer todos os nutrientes e grupos alimentares necessários, tais como:

  • Carboidratos;
  • Proteínas;
  • Frutas;
  • Laticínios;
  • Feijões e oleaginosas;
  • Verduras e legumes.

Além disso, é importante evitar excessos, principalmente quando se trata de gordura, sal e açúcar. Esses podem causar obesidade, hipertensão e hiperglicemia, por exemplo. Assim, o ideal é manter o cuidado com alimentação. Garanta que as refeições do idoso contenham tudo o que ele precisa e ajude-o a consumir os alimentos de forma moderada. Se for preciso, consulte um nutricionista.

2- Manter um nível de hidratação adequado

Bem como a ingestão de comidas saudáveis, para manter o corpo funcionando devidamente é preciso manter uma boa hidratação. Isso significa que o idoso deve beber cerca de 30 ml por quilo de peso corporal. Ou seja,  2,1L de água por dia para alguém de 70kg, por exemplo. Esse hábito garante:

  • Controle da pressão sanguínea;
  • Melhoria da memória;
  • Regulagem do funcionamento do sistema gastrointestinal;
  • Aumento da imunidade;
  • Melhoria da qualidade do sono.

3- Praticar atividades físicas

Outro hábito importante para garantir um envelhecimento saudável para o idoso é praticar atividades físicas. Elas são essenciais para mantê-lo ativo, conservar sua flexibilidade, bem como promover o bem-estar. Também ajudam a regular a respiração e a pressão arterial.

Entre as principais atividades recomendadas para idosos, estão:

  • Caminhada;
  • Dançar;
  • Ioga;
  • Musculação.

4- Manter uma vida socialmente ativa

Também recomendamos manter uma vida socialmente ativa como hábito para garantir um envelhecimento saudável, pois contribui para a saúde mental. Para incentivar o contato com outras pessoas, uma dica é estimulá-lo a realizar atividades de lazer, como praticar exercícios físicos (mencionados no tópico anterior), participar de cursos e oficinas (como jardinagem e culinária ou desfrutar de atividades culturais (como ir ao teatro). 

5- Estimular a capacidade cognitiva

Estimular a cognição do idoso é outra forma de ajudá-lo a garantir um envelhecimento saudável. A leitura, o aprendizado de novas línguas e fazer palavras-cruzadas são atividades eficazes para estimular a mente. Assim, mantendo-a ativa. 

6- Dormir bem

Regular o sono é importante para assegurar a saúde do idoso. Enquanto está dormindo, o indivíduo ganha e recupera a energia perdida durante o dia. Assim, fica preparado para encarar mais um dia. Esse cuidado ajuda a evitar o cansaço, bem como o estresse. Por esse motivo, recomendamos que ele durma de sete a oito horas por noite.  

Rosinhas Cuidadores: sua agência de cuidadores de idosos no RS!

Quer garantir o envelhecimento saudável do seu parente da terceira ou quarta idade? Então, este é o lugar certo! A Rosinhas Cuidadores é uma empresa de cuidador de idosos que oferta o serviço de profissionais qualificados e experientes para assistir seu familiar. Eles ficam responsáveis por garantir uma alimentação saudável, auxílio na prática de atividades, incentivo ao convívio social, entre outras funções. 

Está em busca de um cuidador de idosos em Porto Alegre? Fale conosco!