Já ouviu “quarta idade”, mas ficou confuso com o que significa e qual idade representa? O termo surgiu por conta do recente aumento da expectativa de vida e envelhecimento da população. Hoje as pessoas estão vivendo por mais tempo que antigamente, sendo necessário criar uma nova classificação de idade.
Não existe um consenso quanto à forma que cada idade é chamada, mas trouxemos algumas explicações sobre a quarta idade para que você entenda quando ler ou ouvir o termo.
O que é a quarta idade?
De maneira resumida, quarta idade é a classificação etária das pessoas que já passaram dos 80 anos. Pesquisas mostram que existem mais de 125 milhões de indivíduos na quarta idade em todo o mundo. O senso 2010 mostrou quase 3 milhões de pessoas com mais de 80 anos no Brasil.
Diferença entre terceira idade e quarta
A terceira idade representa os maiores de 60 anos e menores de 79 anos. Já a quarta, como dito anteriormente, representa os acima de 80.
Outra linha, menos usada, separa em grau de dependência no lugar da idade cronológica. Nesse método, a terceira idade seria para as pessoas acima de 65 anos que são independentes e ativas. Já os indivíduos acima de 65 anos que dependem de terceiros para as tarefas do dia-a-dia, seriam a quarta idade.
Por que surgiu o termo quarta idade?
Esses nomes surgem de acordo com a expectativa de vida mundial, que tem crescido a cada ano. Separamos a expectativa de vida brasileira no decorrer dos anos, de acordo com o IBGE.
Expectativa de vida brasileira
Entre os fatores que proporcionam o envelhecimento da população, e consequentemente o aumento da expectativa de vida, podemos citar o saneamento básico, que ajuda na manutenção da saúde das pessoas. Também tem-se o avanço da medicina, que melhorou o diagnóstico e tratamento das doenças. Essas condições contribuíram para um maior controle da morte precoce.
Cuidados no envelhecimento
Se sua família possui um membro idoso, existem alguns cuidados importantes para a manutenção da saúde. Entre os principais pontos de atenção podemos citar:
- Manter uma alimentação balanceada, com todos os grupos alimentares;
- Hidratar-se constantemente;
- Praticar exercícios físicos regularmente;
- Manter um sono de qualidade;
- Praticar atividades de lazer.
Dessa forma o idoso chega na quarta idade com independência e qualidade de vida, que é o que desejamos. Conte com o serviço de cuidador de idosos da Rosinhas Cuidadores de Idosos para ajudar seu ente querido a ter uma vida plena.