A tosse é um reflexo que pode acontecer por diversos motivos no dia a dia de qualquer pessoa. Quando ela acontece em idosos esse é o primeiro sinal de alerta. A tosse seca, por sua vez, pode indicar desde doenças crônicas, broncoaspiração , até indícios de problemas mais graves como câncer de pulmão. No texto, a Rosinhas Cuidadores explica mais sobre a tosse seca em idosos e damos ainda algumas dicas para evitar e cuidar do problema.

Quais os perigos da tosse seca em idosos?

A tosse seca é caracterizada pela ausência de secreção. Em alguns casos, a tosse pode ser um alívio. Imagine que um idoso tem disfagia, por exemplo, e está com dificuldades para engolir. O ato de tossir, nesse momento, pode ajudar a livrar o aparelho respiratório de substâncias estranhas.

Por outro lado, a tosse seca recorrente pode ser um sintoma de alerta, principalmente em idosos. Quando uma pessoa da terceira ou quarta idade tem uma crise de tosse, pode acabar forçando os músculos que atuam na respiração. O excesso de trabalho por parte dos músculos pode levar a perda de fôlego e até a quedas.

Possíveis problemas que podem desencadear tosse seca no idoso

  • Secura do ar;
  • Aumento da poluição;
  • Falta de água no organismo;
  • Doenças cardiorespiratórias;
  • Doença do refluxo gastroesofágico;
  • Asma;
  • Sinusite;
  • Gripe;
  • Alergias;
  • Pneumonia;
  • Tuberculose;
  • Infecção viral ou bacteriana;
  • Câncer de pulmão.

Atenção com o cigarro!

Idosos que fumaram por muito tempo também podem desencadear tosse seca ao longo da vida. O fumo é um fator porque faz com que substâncias estranhas e tóxicas se acumulem nas vias áreas. Também é perigoso para pessoas que convivem com idosos que fumam. Qualquer pessoa exposta à fumaça do cigarro pode vir a ter um problema de saúde grave, como DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) e câncer no pulmão.

4 dicas para evitar e cuidar da tosse seca no idoso

1 – Alimentar o idoso em posição confortável

Para evitar que aconteça a broncoaspiração em idosos é essencial que quando eles alimentam-se seja feito em uma posição confortável e que não atrapalhe os movimentos naturais do corpo. Em pacientes idosos e acamados a atenção deve ser redobrada. O ideal é manter o decúbito elevado (30 a 45 graus) da cama. Essa ação evita que o alimento entre em um caminho diferente e saia da rota digestiva para a respiratória causando a tosse.

2 – Fazer a higiene das vias áreas

Quando as vias áreas estão limpas, não há acúmulo de secreções sólidas dentro do nariz. A higiene pode ser feita por um cuidador de idosos limpando com um cotonete úmido, por exemplo. Em alguns casos, pode ser necessário fazer o uso de nebulização. O vapor do aparelho ajuda a umidificar as vias e a deixar as vias desobstruídas.

3 – Não deixar que o idoso engula muito rápido

Outra dica essencial para evitar a tosse seca em idosos é prover as refeições de forma natural, sem apressá-lo. Uma boa estratégia é usar a ingestão de líquidos com espessantes, desde que recomendado pelo médico. A mesma estratégia vale para evitar a broncoaspiração. Lembrando que quem assiste o idoso deve sempre seguir as orientações do médico, nutricionista e/ou fonoaudiólogo. Quando você oferece uma alimentação rápida, pode causar dificuldades ao idoso para engolir e mastigar bem os alimentos. Tenha paciência e cuidado.

4 – Manter a garganta e o organismo hidratados

Beber bastante água é essencial para os idosos. A água mantém as vias aéreas lubrificadas e ajuda a expectorar secreções presas. Tomar líquidos ajuda a acalmar a irritação da garganta.

Se a tosse acontecer mais no período da noite, pode ser bom tomar um gole de água em temperatura ambiente ou um chá morno. Essa ação pode ajudar, inclusive, o idoso a pegar no sono mais rápido, porque combate à insônia.

Quando procurar um especialista?

Mesmo que a tosse seca seja um sintoma “comum”, é preciso ficar atento porque a tosse pode indicar que algo não está bem. É recomendado que você leve o idoso a um especialista quando perceber tosse acompanhada de:

  • Febre maior que 38 graus;
  • Emagrecimento sem causa aparente;
  • Obstrução nasal;
  • Cansaço excessivo causado pela dificuldade em respirar;
  • Sangue no nariz.

Ter o acompanhamento de um cuidador de idosos pode ser essencial na percepção desses sintomas. Se você precisa de ajuda para cuidar de um idoso, conte com a nossa equipe. Nós podemos auxiliar seu familiar com tarefas do dia a dia com muita alegria e profissionalismo. Estamos preparados para superar as expectativas com um elevado nível de competência! Fale conosco agora mesmo e tire todas as suas dúvidas.