Quando a velhice chega na vida de quem mais amamos, por vezes não conseguimos suprir as necessidades básicas inerentes à terceira idade. Por conta das limitações funcionais dos idosos, eles inspiram maiores cuidados em relação às tarefas cotidianas, como tomar banho, se alimentar ou ir ao médico. Nesse sentido, a melhor solução é contratar cuidador de idoso para te auxiliar no dia a dia. Esta pessoa será responsável por zelar pela saúde e bem-estar do mais velho durante o tempo que você precisar.

Neste artigo, a Rosinhas Cuidadores dá algumas dicas sobre como escolher o profissional ideal para tomar conta do seu familiar. Confira!

Confira 5 dicas para contratar cuidador de idoso

1- Verifique se o cuidador é certificado

O cuidador de idosos é um profissional que possui conhecimento técnico para lidar com as demandas da terceira e quarta idade. Aliás, a profissão é reconhecida pelo Código Brasileiro de Ocupações (CBO) e garante a possibilidade de ofertar assistência em domicílio, hospitais e outras instituições.

Para estar apto ao exercício de suas atribuições, o cuidador precisa obter uma certificação. O curso preparatório oferece treinamento teórico e prático sobre o processo de envelhecimento e suas consequências. Sendo assim, busque sempre um profissional capacitado na área para cuidar do seu familiar com competência e segurança.

2- Avalie as qualidades do profissional

Além da qualificação, é preciso identificar um outro fator muito importante na hora de contratar cuidador de idoso. Estamos falando das características essenciais que devem fazer parte da personalidade de quem cuida de pessoas em estágio de envelhecimento. Portanto, procure por candidatos com as seguintes competências pessoais:

  • Empatia;
  • Atenção;
  • Paciência;
  • Educação;
  • Preparo físico;
  • Boas condições de saúde;
  • Aparência saudável;
  • Higiene pessoal.

3- Liste as necessidades do idoso

Uma prática que pode te ajudar na hora de contratar cuidador de idoso é preparar uma lista completa das demandas do seu familiar. Por exemplo: alimentação, medicação, exercícios, acompanhamento em consultas, etc. Além de especificar as atividades que precisam de suporte, faça um levantamento da quantidade de dias e horas que precisará do serviço. Desse modo, é mais fácil alinhar as suas expectativas à demanda do mercado e encontrar o profissional com o perfil mais adequado ao caso.

4- Pesquise referências

Deixar seu familiar sob os cuidados de um desconhecido inspira uma certa cautela. Na entrevista, peça referências de trabalhos anteriores ao cuidador e busque informações sobre o trabalho e a reputação do candidato. Avalie as experiências que ele já teve e priorize indicações de conhecidos ao cargo. É preciso ter muita atenção ao contratar cuidador de idoso, afinal, ele estará cuidando do seu bem mais precioso!

5- Priorize agências de cuidadores

A melhor solução para encontrar um profissional idôneo para a função é contratar os serviços de uma agência de cuidadores. Tais instituições são especializadas em recrutar, selecionar e treinar os melhores cuidadores do mercado. Além disso, ainda fazem uma triagem criteriosa para indicar o profissional com o perfil mais apropriado às necessidades de cada cliente.

A Rosinhas pode ajudar você!

Precisa de um cuidador competente para assistir seu familiar? A equipe da Rosinhas é a melhor opção! Nosso corpo técnico é formado por profissionais habilitados em oferecer atenção especial à terceira e quarta idade. Aqui, o nosso objetivo é transformar o dia a dia do seu ente querido na velhice dos sonhos: alegre, tranquila e respeitada.

Se você busca por uma empresa de cuidador de idosos em Porto Alegre, preencha o formulário em nosso site. Se preferir, fale conosco através do WhatsApp (51) 99985-9009.