O envelhecimento ativo e saudável é uma busca constante na nossa sociedade. Ainda que muitos idosos se empenhem para alcançar uma vida sadia, suas limitações físicas e racionais tornam-se um grande obstáculo. É nesse momento que eles mais precisam do trabalho de profissionais geriátricos, que forneçam cuidados especiais aos mais velhos, com o intuito de promover saúde e bem-estar a eles. Dentro das atribuições do cuidador de idosos, existem diversas tarefas que podem ser realizadas, de acordo com a necessidade do paciente e da família. Continue lendo nosso artigo e saiba mais!

Conheça as 6 principais atribuições do cuidador de idosos!

Para valorizar a individualidade de cada idoso e prover todos os recursos necessários à manutenção da sua rotina, a pessoa responsável por contratar o cuidador deve definir o turno de trabalho mais adequado. Alguns idosos necessitam de acompanhamento 24 horas por dia, enquanto outros precisam de supervisão por 6, 8 ou 12 horas, em dias específicos.

Independentemente da escala de trabalho contratada, as principais atribuições do cuidador de idosos no exercício da sua função são:

1) Promover a saúde e bem-estar

A saúde da terceira e quarta idade é o principal foco do trabalho dos cuidadores. Nesse caso, é obrigação do profissional estimular o idoso a praticar hábitos mais saudáveis e que desenvolvam tanto o seu bem-estar físico quanto mental. Uma das suas funções é mediar as atividades ordenadas por outros profissionais (fisioterapeutas, enfermeiros, etc), como exercícios físicos e jogos de memória.

2) Administrar medicamentos

O cuidador deve controlar a rotina de medicação do idoso com muita atenção. É preciso sempre respeitar a dosagem e o horário prescritos pelo médico.

3) Cuidar da higiene pessoal

As atribuições do cuidador de idosos também abrangem a higiene pessoal do assistido. O profissional deve auxiliar no banho, na escovação dos dentes e na troca de fraldas geriátricas. Além disso, o cuidador pode trocar curativos, limpar as unhas e cortar a barba e o cabelo do idoso, quando necessário.

Caso seja acordado no contrato, o profissional também pode realizar atividades domésticas, como cozinhar e limpar os cômodos.

4) Auxiliar na alimentação

A idade avançada traz alguns impactos à alimentação do idoso, como falta de apetite, dificuldade de preparar refeições sozinho, etc. Para garantir a nutrição correta do idoso, o cuidador deve preparar uma refeição equilibrada, com ferro, cálcio e vitaminas do complexo B, entre outros. O papel do profissional é servir as refeições no horário e na quantidade ideais, bem como auxiliar o idoso a se alimentar.

5) Fazer companhia

A atenção à emoção faz parte das atribuições do cuidador de idosos. Os profissionais da área criam uma boa interação com os assistidos, levando alegria e conforto ao seu dia a dia. O cuidador é uma companhia para conversar, passear, contar histórias, dar risadas, inclusive, para ir ao médico com o idoso. Dessa forma, o paciente se sente acolhido, valorizado e mais amado.

6) Incentivar a socialização

Ter uma vida social ativa é um dos aspectos mais importantes para a manutenção da saúde emocional na terceira e quarta idade. Por isso, uma das atribuições do cuidador de idosos também é facilitar o convívio com a família e os amigos do assistido, fortalecendo o vínculo entre eles. O contato com outras pessoas é capaz de gerar maior sensação de felicidade e evitar problemas psicológicos, como depressão e ansiedade.

Conheça a melhor equipe de cuidadores do RS!

A Rosinhas é uma agência de cuidador de idosos gerenciada pela psicóloga e gerontóloga Rosa Schuch. Desenvolvemos um projeto específico de atendimento para cada caso, sempre focando nas necessidades dos pacientes e familiares.

Nossa missão é cuidar do seu ente querido com respeito à sua integralidade, sua vida e suas relações afetivas. Se você está buscando por cuidador de idosos em Porto Alegre, fale conosco pelo nosso site! Se preferir, mande uma mensagem através do WhatsApp (51) 99985-9009.