Muito se fala da importância do leite materno para a imunidade do recém-nascido, mas já pensou na imunidade do idoso? Assim como os bebês, a terceira e a quarta idade precisam de atenção especial para essa questão.

Isso acontece porque a saúde fica mais sensível nessa faixa etária, abrindo porta para agentes causadores de doenças. Por exemplo, a pneumonia é considerada grave tanto em recém-nascidos quanto em idosos. Uma imunidade alta pode reduzir o risco de pneumonia e outras doenças nas duas faixas etárias. Agora que você entendeu a importância da imunidade do idoso, veja como identificar a queda e como aumentá-la.

Como aumentar a imunidade do idoso?

A alimentação é um ponto importante. O idoso não consegue absorver todos os nutrientes que ingere. Quanto melhor ele se alimentar, maior a chance de absorção de vitaminas importantes para a imunidade.

Listamos abaixo alguns alimentos que podem ajudar. Mas atenção, eles não são salvadores. O acompanhamento médico é importante. Se tiver indicação médica, também pode-se utilizar suplementos. Veja os alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade do idoso:

  • Brócolis;
  • Uva roxa;
  • Alho e cebola;
  • Nozes;
  • Frutas cítricas;
  • Salmão e sardinha.

Dormir bem, evitar estresse e tomar sol também ajudam a aumentar a imunidade do idoso e trazer um envelhecimento saudável. Como a produção de vitamina D fica prejudicada nessa idade, o banho de sol é altamente recomendado. Afinal, é uma das vitaminas que ajudam o sistema imunológico.

Beber pelo menos 2L de água por dia também ajuda nas reações químicas necessárias para uma imunidade alta.

Como identificar imunidade baixa no idoso?

Listamos alguns sintomas que o corpo pode apresentar nesse caso. No entanto, recomenda-se ter um acompanhamento médico frequente para avaliar os níveis das vitaminas para a boa saúde do idoso.

  • Infecções recorrentes;
  • Queda de cabelo e unhas fracas;
  • Diarreia por mais de 2 semanas;
  • Náuseas e vômitos;
  • Cansaço excessivo;
  • Febre frequente e calafrios;
  • Olhos secos com frequência;
  • Gripes e resfriados que demoram muito para passar.

Um cuidador de idosos treinado pode ajudar nessa identificação, assim como nos cuidados para melhorar a imunidade. Caso note dois ou mais sintomas juntos, converse com o médico que cuida do idoso para obter orientação sobre o tratamento adequado.

Por que a imunidade do idoso baixa?

Na terceira e quarta idade, há mudanças, tanto na aparência quanto no funcionamento interno do corpo e das células.

Nos idosos, o sistema imunológico, responsável por identificar intrusos e proteger nosso corpo, perde a capacidade de identificar o que é do corpo e o que é inimigo. A queda na quantidade de glóbulos brancos dificulta esse reconhecimento.

Além disso, quando ele identifica o inimigo, demora mais para atacá-lo. Por isso os distúrbios autoimunes e o câncer são mais frequente em pessoas nessa faixa etária.

A quantidade de anticorpos produzidos não muda com o avanço da idade, mas a capacidade deles de combaterem o inimigo reduz, e muito. Esse é o motivo das doenças, como pneumonia, gripe, tétano e endocardite infecciosa acontecerem com mais frequência nos idosos. Esse também é o porquê da necessidade de dose de reforço para algumas vacinas.

Possíveis causas da imunidade baixa

Doenças crônicas

Precisamos falar das doenças crônicas que podem diminuir a atividade do sistema imune, como AIDS, lúpus, câncer e diabetes. Caso esteja cuidando de um idoso que vive com uma dessas doenças, tenha atenção redobrada à imunidade dele.

Medicamentos

Alguns remédios, como imunossupressores, antibióticos e corticoides podem impactar na imunidade de qualquer pessoa. Como a terceira e a quarta idade precisam de mais atenção à imunidade, observe as reações quando tomarem os remédios (imunossupressores, antibióticos e corticoides) e comunique o médico se notar algo diferente do normal.

Hábitos de vida

A falta de atividade física nessa faixa etária pode impactar negativamente na imunidade do idoso. Por isso, o idoso deve fazer o possível para movimentar o seu corpo, seguindo as recomendações médicas.

O uso de álcool, o tabagismo, desidratação e a alimentação deficitária também podem impactar negativamente. Aprenda como manter a boa alimentação do idoso.

Se você precisa de ajuda para cuidar de um idoso em Porto Alegre, entre em contato e conheça nosso serviço.

Nossos cuidadores são treinados para identificar queda da imunidade e ajudar na manutenção da saúde e no aumento da imunidade da terceira e quarta idade.