Viver durante a pandemia da Covid-19 é estar diante de um momento histórico para a humanidade. Infelizmente essa doença já levou a vida de mais de 600 mil brasileiros, porém com o avanço da ciência, em janeiro de 2021, tivemos a primeira pessoa vacinada no país. Ainda assim, existem algumas dúvidas quanto a imunização em massa e a eficácia dos imunizantes. Pensando nisso, a Rosinha Cuidadores explica todos os cuidados com idosos após a vacinação. Continue a leitura!

Idosos vacinados estão seguros?

Parcialmente, sim. Vamos entender melhor!

As vacinas contra a Covid-19 atuam de forma que os sintomas sejam mais brandos e evite o risco de morte. Porém, a vacinação não impede a contaminação nem a transmissão do vírus. Por esse motivo é necessário manter os cuidados com idosos após a vacinação.

Além disso, ainda há a preocupação quanto as variantes do coronavírus, ou seja, as mutações no código genético que podem transformar o vírus mais transmissível e/ou mais letal. Confira algumas já identificadas:

  • Variante Alfa — identificada no Reino Unido.
  • Variante Beta — identificada na África do Sul.
  • Variante Gama — identificada no Brasil.
  • Variante Delta — identificada na Índia.
  • Variante Mu — identificada na Colômbia.
  • Variante Ômicron — identificada na África do Sul.

Anote aí: 5 cuidados com idosos após a vacinação!

1- Manter o uso de máscaras

A primeira recomendação de cuidados com idosos após a vacinação é continuar com o uso de máscara quando exposto ao contato com pessoas fora do seu ambiente domiciliar. Isso porque o acessório atua como uma barreira de proteção que dificulta o contato e a transmissão do vírus. Vale ressaltar que a máscara deve ser usada corretamente, cobrindo a boca e o nariz por completo.

2- Permanecer com o distanciamento social

Como citado anteriormente, mesmo vacinado ainda há a possibilidade de contaminação, por isso, aglomerações devem ser evitadas e o distanciamento social mantido. Ainda não é o momento de retomar aos antigos hábitos pré-pandêmicos.

Lembre-se que as pessoas da terceira idade fazem parte do grupo de risco, por isso, devem tomar todos os cuidados necessários.

3- Seguir com os cuidados da higiene pessoal

Nossa terceira dica de cuidados com idosos após a vacinação consiste em manter a higienização.

Idosos e pessoas do seu convívio pessoal (ex.: familiares, cuidadores,…) devem ter o hábito de lavar as mãos com água e sabão ou utilizar álcool em gel sempre que possível.

4- Cuidar da imunidade

Manter a imunidade do idoso alta com a combinação de uma alimentação balanceada e a ingestão de remédios e vitaminas recomendadas por médico. Considere realizar as refeições nos mesmos horários e cuidar para que o idoso ingira seus medicamentos nos horários certos! Atenção, a hidratação do idoso é fundamental!

5 – Dar preferência para lugares arejados

Como falamos acima, a vacina combinada com a máscara e higiene protegem o idoso, mas não 100%. Por isso, na cartilha de fim de ano lançada pela Fiocruz, há a recomendação de priorizar espaços arejados para idosos.

Conte com um cuidador de idosos!

Dentre as atribuições do cuidador de idosos, os profissionais auxiliarão na manutenção da higiene, na administração dos medicamentos entre outros cuidados com idosos após a vacinação. Além disso, o cuidador irá interagir e fazer companhia para que seu familiar da terceira ou quarta idade não se sinta só.

A Rosinha Cuidadores é uma agência de cuidador de idosos no RS. Atuamos em Porto Alegre e Grande Porto Alegre.

Precisando de um cuidador de idosos em Porto Alegre? Entre em contato conosco!